A História repete-se

O mistério da morte de Luis II: o rei “louco” da Baviera que preferia a literatura, o teatro e a música à guerra

Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a vida e época de Luis II da Baviera, apelidado de “rei louco”, ou “rei lua”, por contraste sombrio com o “rei sol” Luis XIV

O mistério da morte de Luis II: o rei “louco” da Baviera que preferia a literatura, o teatro e a música à guerra

Henrique Monteiro

Ex-Diretor; Colaborador

O mistério da morte de Luis II: o rei “louco” da Baviera que preferia a literatura, o teatro e a música à guerra

Tomás Delfim

Sonoplastia

Luis II tinha uma personalidade excêntrica para os padrões da sua época. Subiu ao trono em 1864, numa altura em que Áustria e Prússia disputavam a hegemonia no espaço alemão, onde pairava uma atmosfera bélica. Contudo, Luis II preferia a literatura, o teatro e a música a temas militares, e foi a contragosto que aceitou a participação da Baviera na guerra entre a Prússia e Áustria (1866), onde a Baviera lutou ao lado da Áustria, e franco prussiana (1870), onde a Baviera lutou ao lado da Prússia.
Depois da proclamação do império alemão (1871), Luis II permaneceu como rei da Baviera, mas alheou-se ainda mais dos assuntos políticos. Dedicava-se sobretudo à música (foi um protetor e amigo de Richard Wagner) e à supervisão das suas obras arquitetónicas fantasiosas, como o castelo de Neuschwanstein, que depois inspirou Walt Disney.


A 10 de junho de 1886, Luis II foi deposto pelo governo da Baviera, que o considerou mentalmente incapaz para continuar a reinar. Três dias depois, foi encontrado morto, juntamente com o seu psiquiatra, no lago de Starnberg. O mistério da sua morte contribuiu para o nascimento da sua lenda.

Tiago Pereira Santos

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hmonteiroexpresso@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate