A História repete-se

Quem foi Maximiliano de Habsburgo, o príncipe austríaco que se tornou imperador do México?

Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a surpreendente biografia de Maximiliano de Habsburgo, o príncipe austríaco que foi imperador do México, onde morreu fuzilado. Oiça aqui o podcast A História Repete-se

Quem foi Maximiliano de Habsburgo, o príncipe austríaco que se tornou imperador do México?

Henrique Monteiro

Ex-diretor e colaborador

Quem foi Maximiliano de Habsburgo, o príncipe austríaco que se tornou imperador do México?

Tomás Delfim

Sonoplastia

Maximiliano nasceu em Viena e era irmão de Francisco José I, imperador de Austria entre 1848 e 1916. De ideais liberais, foi vice rei da Lombardia e, mais tarde, um acordo entre a França de Napoleão III, Espanha e Reino Unido, colocou-o no trono imperial do México. O novo imperador nunca foi aceite por parte dos mexicanos. Também não foi reconhecido pelos Estados Unidos que, então, estavam em guerra civil. Em 1866, as tropas francesas que garantiam o trono de Maximiliano abandonaram o México. O imperador recusou-se a fazer o mesmo e decidiu ficar. Resistiu aos seus opositores até 1867, quando foi capturado e fuzilado junto com os poucos que lhe permaneceram fiéis. Quais os contornos desta História improvável de um príncipe austríaco posto no trono imperial do México por vontade de França, Espanha e Reino Unido?

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hmonteiroexpresso@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate