A História repete-se

Da monarquia à república: como ocorreu a mudança de regime no Brasil, em 1889?

Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre as primeiras décadas do Brasil, da independência à proclamação da República. Oiça aqui o podcast A História Repete-se

Da monarquia à república: como ocorreu a mudança de regime no Brasil, em 1889?

Henrique Monteiro

Ex-diretor e colaborador

Da monarquia à república: como ocorreu a mudança de regime no Brasil, em 1889?

Tomás Delfim

Sonoplastia

De 1822 a 1889 o Brasil foi um Império, a única monarquia estável do continente americano. O regime teve um papel importante na manutenção da unidade brasileira, e como ponto de equilíbrio entre os defensores de modelos antagónicos, o federal e o centralista. Estas foram décadas cruciais, com o crescimento do peso económico do café e de S. Paulo, o debate sobre a escravatura, a imigração, e a consolidação do Brasil como grande estado da América do Sul, sobretudo depois da guerra do Paraguai (1864-1870). Durante longos anos, o Brasil teve como chefe de estado um Imperador liberal e esclarecido, D. Pedro II, que, paradoxalmente, não via com maus olhos a transição da monarquia para a república após o fim do seu reinado. Como foi o percurso do Brasil monárquico? E como ocorreu a implantação da república brasileira em 1889? Será que o tema da escravatura foi importante para este desfecho? E quais as características do regime republicano instaurado a 15 de novembro de 1899?

Tiago Pereira Santos

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hmonteiroexpresso@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate