Milhares de pessoas saíram à rua a 1 de maio de 1974, o primeiro dia do trabalhador. Como foram vividos os seis dias após o 25 de Abril?
Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre as origens do dia do trabalhador, assinalado a 1 de maio em muitos países, e sobre o importante dia 1 de maio de 1974 em Portugal. Oiça no podcast A História repete-se
Celebrado 6 dias após o 25 de abril, foi a primeira vez que o dia 1 de maio foi feriado em Portugal. A ocasião, que juntou milhares de pessoas, constituiu a primeira grande prova de adesão popular à situação política resultante do 25 de abril. Como foram vividos esses dias? E o que aconteceu entre o 25 de abril e o 1 de maio? E qual o contraste com o 1 de maio de 1975, marcado pela questão da “unicidade sindical”?
Mário Soares e Álvaro Cunhal,acabados de regressar do exílio e ainda unidos, na tribuna do Estádio 1º de Maio, durante o primeiro grande comício da democracia portuguesa, no dia 1 de maio de 1974
Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios: