Impresa lidera mercado de podcasts, com mais de 4,6 milhões de downloads em janeiro

O grupo que detém o Expresso e a SIC tem quase metade (14) dos títulos presentes no “top 30” de podcasts mais ouvidos em Portugal
O grupo que detém o Expresso e a SIC tem quase metade (14) dos títulos presentes no “top 30” de podcasts mais ouvidos em Portugal
A Impresa é líder no mercado de podcasts em janeiro de 2025, com um total de 4.615.350 downloads. Este resultado coloca o grupo proprietário do Expresso e SIC, entre outras marcas, 41% à frente da Renascença Multimédia, que ocupa a segunda posição, com 3.273.129 downloads. O Observador segue em terceiro lugar, com 2.675.375 downloads, enquanto a Bauer Media ocupa a quarta posição, com 2.172.972 downloads.
Estes são os primeiros dados do Pod_Scope, novo serviço da Marktest para a medição técnica, auditada e independente dos podcasts produzidos em Portugal, que foi desenvolvido com a colaboração dos quatro maiores publishers. Os podcasts da Impresa representam 36% do total de downloads, o Grupo Renascença representa 26%, o Observador 21% e a Bauer Media 17%.
Em termos de ouvintes semanais, a Impresa lidera também, com uma média de 510.175 ouvintes por semana, seguida pelo Observador, com 251.157, o Grupo Renascença, com 237.414 e a Bauer Media, com 127.314
O ranking de podcasts é liderado por "Extremamente Desagradável", do Grupo Renascença, com 2,7 milhões de downloads. "O Homem que Mordeu o Cão", da Bauer Media, segue com 1,2 milhões de downloads. A Impresa domina as posições seguintes com "Contas Poupança" (602.458 downloads), "Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer" (396.144 downloads), "Expresso da Manhã" (328.152 downloads) e "The Heart and Hustle of Portugal" (316.064 downloads).
A forte presença da Impresa é ainda destacada por ter nove podcasts no “top 15” e 14 no “top 30”
O desempenho excecional da Impresa em janeiro de 2025 sublinha a sua liderança e compromisso em oferecer conteúdo de alta qualidade ao seu público. “A Impresa está muito orgulhosa dos resultados do Pod_Scope, que refletem a adequação deste formato aos conteúdos de alta qualidade que produz para os seus públicos”, sublinha João Paulo Luz, diretor comercial de TV e Digital do grupo.
Para o CEO da Marktest, José Manuel Oliveira, a divulgação do primeiro ranking do Pod_Scope é um momento “muito importante para a indústria dos média”. "É fundamental que o mercado tenha acesso a dados fiáveis, medidos e auditados por critérios internacionais validados e reconhecidos pela indústria”, sublinha.
“Com o Pod_Scope, damos um passo decisivo para a valorização dos conteúdos de podcast, promovendo um ecossistema onde transparência, qualidade e inovação impulsionam o crescimento do setor”, afirma Rita Sobral, VP de Revenue Growth da Bauer Media Audio Portugal.
“No Grupo Renascença, acreditamos que métricas consistentes são essenciais para que o universo de podcasts evolua, beneficiando criadores, anunciantes e ouvintes”, destaca Renata Silva, Administradora da Intervoz – Grupo Renascença Multimédia.
“Já existe uma oferta diversificada e de alta qualidade, tendo o Observador inovado com os Podcast+. Faltava um Pod_Scope para que as marcas elejam este formato para comunicarem”, refere Rudolf Gruner, director geral do Observador.
Os dados do Pod-Scope vão ser disponibilizados todos os meses.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt