Podcasts

Novo recorde dos podcasts Expresso e SIC: mais de 2,5 milhões de episódios descarregados durante o mês de maio

Novo recorde dos podcasts Expresso e SIC: mais de 2,5 milhões de episódios descarregados durante o mês de maio
NUNO FOX

Com uma média superior a 80 mil downloads únicos por dia, os podcasts do Grupo Impresa atingiram um novo recorde em maio, superando a fasquia dos 2,5 milhões de episódios descarregados. A popularidade dos podcasts continua a crescer e não só nas camadas mais jovens. Em 2023, tem aumentado significativamente o número de ouvintes entre os 44 e os 59 anos

Em maio, os podcasts do grupo Impresa voltaram a superar todos os resultados até agora atingidos, com um total de 2 510 173 downloads únicos. A média diária de downloads ao longo deste mês foi também a mais alta até agora registada (mais de 81 mil episódios descarregados todos os dias). Com perto de 40 programas no formato podcast, o Expresso, a SIC e a SIC Notícias alcançaram a fasquia de 1 milhão de ouvintes únicos por mês em língua portuguesa.

Carlos Paes

No Expresso, os cinco podcasts com o maior número de downloads ao longo do mês de maio foram: Expresso da Manhã, A Beleza das Pequenas Coisas, Miguel Sousa Tavares de Viva Voz, Comissão Política e o Posto Emissor da Blitz. Por sua vez, na SIC Notícias os podcasts mais descarregados foram: Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer, Eixo do Mal, Sem Moderação, Expresso da Meia-Noite e Leste Oeste de Nuno Rogeiro. E na SIC o Isto é Gozar com Quem Trabalha, A Noite da Má Língua, Alta Definição e o Irritações foram os mais ouvidos.

José Fernandes

Ouvir podcasts é uma prática cada vez mais comum entre os portugueses, dentro e fora do país. Além de Portugal, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, França e EUA são os países onde ocorreram mais downloads de podcasts do Expresso e da SIC. O formato conseguiu conquistar espaço entre ouvintes de diversos perfis, sobretudo jovens, altamente qualificados e exigentes na busca por conteúdo de qualidade. Entre as áreas de interesse mais procuradas encontram-se os podcasts de humor, notícias e análise de temas da atualidade. No grupo Impresa, que engloba as marcas Expresso, SIC e SIC Notícias, existem atualmente 38 projetos áudio com publicação regular, desde podcasts originais a programas de televisão com emissão neste formato.

Desde o início de 2023, o Expresso lançou 8 novos projetos: Economia dia a dia (podcast diário, com respostas curtas aos temas de economia); Entre Deus e o Diabo (podcast narrativo sobre o perfil narrado de André Ventura); Expresso Imobiliário (podcast semanal sobre todos os temas relacionados com a Habitação); Que Voz é Esta? (podcast semanal de saúde mental); Liberdade para Pensar (podcast semanal de análise das grandes notícias nos últimos 50 anos); A História Repete-se (podcast semanal sobre História); O CEO é o limite (podcast semanal sobre gestão de carreira e liderança) e 50 anos de Expresso (podcast narrativo que assinala o aniversário do jornal).

Carmo Sousa Machado, sócia da Abreu Advogados, e Cátia Mateus no podcast O CEO é o limite
NUNO BOTELHO

Os podcasts são procurados sobretudo através do smartphone, em aplicações destinadas ao consumo de áudio digital (música e podcasts), sendo que neste momento o Spotify é a app mais utilizada para ouvir os podcasts do grupo Impresa. Segundo o maior relatório mundial sobre consumo de notícias em formato digital, o Digital News Report 2022 do Reuters Institute, “o mercado da rádio está a passar por mudanças muito significativas, nomeadamente pela ascensão do podcasting e do áudio on demand, estando em curso alterações nas dinâmicas de poder pela entrada de empresas globais como Spotify, Apple e Google no mercado do áudio on demand nacional.

Com investimento muito significativo em termos de produção de conteúdos e ferramentas para podcasters, estas empresas estão a captar muito do talento e audiências para os seus universos fechados de consumo - veja-se que em 2021, mais de 4 em cada 10 portugueses diziam ter escutado algum podcast no mês anterior, mais do que alguma das rádios em análise representa em termos de alcance na semana anterior.”

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate