Exclusivo

Opinião

Campanha para maiores de 60

Campanha para maiores de 60

Maria Castello Branco

Comentadora política da CNN Portugal, autora do podcast Lei da Paridade

O PS, em vez de falar para os jovens, falou como imagina que os jovens falam. Em vez de os interpelar como cidadãos, tratou-os como um segmento de marketing. Vídeos, bandas desenhadas, frases formatadas para o Instagram — uma gramática pueril, assente na suposição de que a juventude não lê, não pensa, não repara. A campanha dirigiu-se à geração mais qualificada da história do país como se fosse um bloco de crianças entediadas à espera de distração

A campanha eleitoral termina como começou: com pose, ruído e disfarce. Vimos motas, vóleibol de praia, cervejas engolidas à pressão, palmas pedidas em palco e erros factuais evitáveis — mas nenhuma ideia com consequências. Nada que dispute a substância. Nada que comprometa um futuro. A campanha não serviu para clarificar escolhas. Serviu para disfarçar a ausência.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate