Exclusivo

Opinião

Trump não é o trunfo, é o problema

Os democratas deverão perder as eleições e se não corrigirem o seu divórcio crescente com a classe trabalhadora a caminhada para o precipício vai continuar. Mas este foi o melhor resultado de quem está na Presidência desde 2002 e 1998. Trump é um problema para a democracia norte-americana. Mas o desempenho dos seus candidatos numas eleições fáceis mostra que também é um problema para os republicanos. Ganha no partido para fazer o partido falhar no país

O anúncio da maré vermelha não se confirmou. Os democratas perderam alguns lugares no Senado e Congresso. À hora a que escrevo, ainda não se sabe quantos perderam e se chegam a perder o controlo de qualquer uma das duas Câmaras. Mas isso não é a notícia, isso é a regra. Quem está no poder perde quase sempre estas intercalares e este foi, ainda por cima com inflação e empréstimos bancários na habitação e gasolina em preços sem precedentes nas últimas décadas, o melhor resultado de quem está na Presidência desde 2002 (no rescaldo unificador do 11 de setembro) e 1998 (depois da absurda tentativa de impeachment de Clinton).

Desse ponto de vista, pode-se dizer que Joe Biden teve uma vitória relativa. Não apenas em relação às espectativas alimentadas pelas sondagens, mas em relação à tradição. Nada a ver com a derrocada que Obama sentiu em 2010, ou mesmo com os seus resultados em 2014.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: danieloliveira.lx@gmail.com

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas