Bom dia,
hoje é quinta-feira, véspera de Natal, e nas bancas já tem a sua edição semanal do Expresso. Uma edição muito especial, em que revelamos as escolhas da redacção do Expresso como figuras e acontecimentos do ano. Em que lançamos as perguntas essenciais para perceber o que pode esperar do próximo ano. E em que contamos a "História do Comando que Perdeu as Pernas".
Venha daí comigo,
Há trinta anos que por esta altura a redação do Expresso se reúne umas horas para, em acesa, frontal e aberta discussão, eleger as figuras e acontecimentos desse ano. Em 2020 a dificuldade não era tanto escolher o que de facto foi mais marcante, de tão óbvio, mas quais os ângulos, perspetivas e abordagens. Discutimos e escolhemos. Este é o resultado:
Figura Nacional do Ano: PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Acontecimento Nacional do Ano: ESTADO DE EMERGÊNCIA
Figura Internacional do Ano: JOE BIDEN
Acontecimento Internacional do Ano: A PANDEMIA GLOBAL
PERGUNTAS PARA 2021
Ao aproximar-se a viragem do ano, reunimos um conjunto de questões sobre o que esperar de 2021. Claro que existirão sempre os chamados cisnes negros, como a pandemia o foi em 2020, mas com os dados que temos procurámos levar até si as melhores perguntas e respetivas respostas:
O ano político vai ser marcado desde logo pelas Presidenciais, em Janeiro. "A abstenção bate recorde nas presidenciais?" é a primeira pergunta a que procuramos dar resposta. Confira estas e as restantes, aqui.
"Graça Freitas e Marta Temido vão continuar nos cargos?". Confira esta a outras perguntas de sociedade para 2021.
A saída formal de Donald Trump da presidência dos EUA e a chegada de Joe Biden ao cargo, e ainda saber-se o que fará Trump nos próximos tempos, estão nas perguntas de Internacional, naturalmente.
AQUI pode ler as duas dezenas de perguntas sobre Cultura. Muito marcadas pela crise que a pandemia trouxe ao sector e perspetivas para os próximos meses.
As perguntas sobre Desporto, para um ano em que teremos Europeu de futebol e Jogos Olímpicos, estão AQUI.
Finalmente, as questões sobre as grandes Tendências para o próximo ano.
Angola: Manuel Vicente implica Eduardo dos Santos na corrupção da Sonangol
Ex-presidente da petrolífera entregou documentos a João Lourenço que comprometem o ex-líder
A economia vive uma das maiores crises de sempre e espera-se que a recuperação comece no próximo ano. Porém, há muitas dúvidas em aberto e, como já é habitual nesta altura, o Expresso responde a 50 perguntas sobre o que esperar de 2021.
Numa edição do jornal em que tinhamos as perguntas para 2021 e as figuras e acontecimentos do ano, para outro assunto ter grande destaque na primeira página, só mesmo uma de duas coisas: um acontecimento imprevisto e de grande magnitude; um trabalho jornalístico de tirar a respiração.
Aconteceu precisamente o segundo:
Voltar a marchar
Em junho de 2019,o comando Aliu Camará perdeu as duas pernas num acidente na República Centro-Africana. Tinha 23 anos. O Expresso seguiu-o desde então, do Hospital das Forças Armadas ao bairro social da Amadora, da cadeira de rodas às próteses, dos primeiros passos às caminhadas banais. Nem ele consegue explicar a força que tem. Entrou numa missão: voltar a andar. E cumpriu. Até a lei vai mudar para que possa ficar no ativo. Uma reportagem de Tiago Miranda e Raquel Moleiro.
OUTRAS NOTÍCIAS
Caso SEF: Testemunha-chave entrou em contradição
ONU: Guterres com apoios para novo mandato
‘Passistas’ convictos: o ex-líder vai voltar
Entrevista a João Ferreira: “Não compete ao PR escolher nem demitir ministros”
Privados sem resposta sobre vacinas
Entrevista a Paul McCartney: “Sou um pouco maluco”
Finalmente,
Hoje está também nas bancas a Turning Points:
Vamos voltar à normalidade? As previsões para 2021 (parceria Expresso New York Times)
Chama-se “Turning Points” e é uma parceria do Expresso com o “The New York Times”. São 100 páginas, dezenas de artigos, que procuram antever o que se vai seguir a um dos anos mais surpreendentes das nossas vidas. Entre os convidados contam-se Joseph E. Stiglitz, Mário Centeno, Gonçalo M. Tavares, Marina Costa Lobo, entre muitos outros. Chega às bancas no dia 24 de dezembro
Tenha um excelente Natal, em segurança e com aqueles que mais gosta
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt