Os termómetros marcam temperaturas elevadas, o vento sopra em várias regiões do país e, a cada ignição, os incêndios alastram. Nesta altura, a área ardida é o triplo face ao mesmo período do ano passado, e hoje com o fogo a chegar perto das casas e das pessoas os autarcas reclam mais meios de combate “para o inferno na terra” que se vive no Gerês.
O Expresso dá noticia que “faltam três helicópteros para combate aos incêndios e já não chegam antes do fim do verão.” Sobre o tema, vale a pena acompanhar este especial multimédia do Expresso: “Onde e quantos são os incêndios em Portugal: a situação e os avisos em tempo real.”
Outro dos temas que aqueceu o dia foi o novo acordo entre a União Europeia e os Estados Unidos da América. No Expresso, damos conta que há um acordo e dois estados de espírito: do lado dos EUA, festeja-se; do lado da UE, domina o sentimento de derrota.
Voltamos a casa para acompanhar uma polémica que não sai da agenda: as construções ilegais no concelho de Loures. Em ano de eleições autárquicas, a Junta de Freguesia de Portela e Moscavide lançou uma iniciativa que publicitou como sendo “pioneira a nível nacional”. O Gabinete de Defesa da Identidade Local é um portal de denúncias para casos de habitação ilegal ou excesso de lotação em espaços habitacionais ou comerciais.
O dia faz-se com muito mais informação e no site do Expresso também pode ler uma crónica sobre o encontro de Kendrick Lamar e SZA no Estádio do Restelo: Portugal nunca viu nada assim. Encontra um explicador sobre viagens canceladas e voos sem bagagem no Aeroporto de Lisboa — saiba o que esperar da greve desta segunda-feira. E ainda a história de como Elon Musk desfez o mistério da Samsung que vai fabricar chips para alimentar a inteligência artificial da Tesla. Veja aqui a nossa seleção
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt