Newsletter Expresso Diário

Ciclone baixa sobre os Açores, IVA baixa na construção

Ciclone baixa sobre os Açores, IVA baixa na construção

Hélder Gomes

Jornalista

São Jorge, Açores. Foto: Pedro Nunes/Reuters
PEDRO NUNES/REUTERS

Boa tarde,

Obrigado por continuar desse lado.

“I don’t mean to be so insolent”

O primeiro verso da música “Gabrielle” dos Ween poderia ser o ciclone tropical com o mesmo nome a desculpar-se à medida que se aproxima dos Açores. Mas tudo indica que não será apenas insolente. Ao que a Margarida Coutinho apurou junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Gabrielle registou “uma ligeira diferença na trajetória” para Sul, colocando agora as ilhas do Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa em situação de maior risco. “Antes passaria mais entre os grupos Ocidental e Central, agora irá passar muito próximo do grupo Central ou até mesmo sobre as ilhas do grupo Central”, adiantou ao Expresso Vanda Costa, meteorologista da Delegação Regional dos Açores do IPMA.

“Sometimes I might get edgy”

A mesma canção já antecipava possíveis alterações de humor e rota. Nas relações amorosas como nos fenómenos meteorológicos, o que parece ser um ligeiro desvio acaba frequentemente em guinada forte. A mudança registada irá alterar as condições meteorológicas na região, com as ilhas do grupo Central a passar para o nível vermelho de aviso em termos de precipitação. Também no grupo Oriental o IPMA alerta para “um agravamento das condições”: “vento com rajadas entre os 100 e os 120 quilómetros por hora” e “ondas até nove metros de altura”. É esperada chuva forte.

“Ohh, Gabrielle”

Prevê-se, ainda assim, que o ciclone tropical passe pelos Açores como furacão de categoria 1 (o menos grave na escala de Saffir-Simpson, que vai até 5), provocando um agravamento do estado do tempo a partir do final do dia desta quinta-feira. De resto, os grupos Central e Ocidental estão em situação de alerta entre as 18h de hoje e as 18h de amanhã. Atenção às proibições e restrições! A situação de alerta implica “a proibição de atividades junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas” e “a restrição de circulação junto à orla costeira, exceto para residentes e serviços essenciais”. Estarão também proibidas “atividades turísticas ou lúdicas, nomeadamente a realização de trilhos pedestres”, e “atividades desportivas, recreativas, culturais ou religiosas em espaços abertos, localizados em áreas expostas ao risco”.

“The sun is shining in your eyes”

Em alto-mar, a bonança é o período de águas calmas e vento favorável que se segue a uma tempestade, daí o ditado popular amplamente conhecido. Ora, depois da passagem do Gabrielle pelos Açores, o sol brilhará outra vez – se possível, sem lançar a sua luz sobre estragos de monta.

E como baixam as vagas no arquipélago, também o IVA será reduzido, para 6%, na construção de casas até 648 mil euros ou com uma renda até 2300 euros. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro a pouco mais de duas semanas das eleições autárquicas de 12 de outubro. Há ainda outras alterações de que lhe dá conta aqui a Eunice Parreira.

Acompanhe a atualidade no Expresso.

Até já,
H.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate