Meteorologia

Ciclone Gabrielle nos Açores: grupos Central e Ocidental em situação de alerta entre 18h de hoje e 18h de sexta-feira

Ciclone Gabrielle nos Açores: grupos Central e Ocidental em situação de alerta entre 18h de hoje e 18h de sexta-feira
Tiago Miranda

A situação de alerta implica “a proibição de atividades junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas” e “a restrição de circulação junto à orla costeira, exceto para residentes e serviços essenciais”. Estarão também proibidas “atividades turísticas ou lúdicas, nomeadamente a realização de trilhos pedestres”, bem como “atividades desportivas, recreativas, culturais ou religiosas em espaços abertos, localizados em áreas expostas ao risco”

Os Açores vão declarar situação de alerta, entre as 18h de hoje e as 18h de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle, anunciou o Governo Regional.

Esta situação de alerta vigora entre as 18h de hoje e as 18h de amanhã [sexta-feira], afirmou o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, na sede da Proteção Civil, em Angra do Heroísmo.

Segundo o governante, a situação de alerta implica a proibição de atividades junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas e a restrição de circulação junto à orla costeira, exceto para residentes e serviços essenciais.

Estarão também proibidas atividades turísticas ou lúdicas, nomeadamente a realização de trilhos pedestres, bem como atividades desportivas, recreativas, culturais ou religiosas em espaços abertos, localizados em áreas expostas ao risco.

O ciclone tropical Gabrielle deverá passar pelos Açores como furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave), provocando um agravamento do estado do tempo a partir do final do dia de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou as ilhas dos grupos Central e Ocidental em aviso vermelho, devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate