Newsletter Expresso Diário

Alterações na idade da reforma e nas penalizações | Centeno e a ética do BCE | Cuidado com os mosquitos “estrangeiros” | Garota Sim

Alterações na idade da reforma e nas penalizações | Centeno e a ética do BCE | Cuidado com os mosquitos “estrangeiros” | Garota Sim

José Cardoso

Editor Adjunto

Boa tarde,

Esta quarta-feira foi dominada, do ponto de vista noticioso, pelos últimos debates e pela aprovação do Orçamento do Estado para 2024. O assunto está arrumado, mas pode ver aqui como correram hoje as coisas no Parlamento.

Uma questão que diz respeito a centenas de milhares de portugueses e sobre a qual há novidades é a da idade da reforma. Mudou e a penalização em caso de reforma antecipada também – e não foi para melhor.

Assunto que também tem sido falado é o de Mário Centeno e o convite que António Costa lhe fez para o substituir na chefia do Governo. A transição do governador do Banco de Portugal para o Executivo seria uma coisa ética? A comissão do Banco Central Europeu que vai avaliar se sim ou não é composta por estes senhores.

O ministro das Finanças participou hoje na abertura do Forum Global da OCDE, em Lisboa, onde defendeu uma maior e melhor troca de informações fiscais a nível global. Sabe quantos milhões de contas bancárias esta cooperação abrangeu no ano passado? Eis a resposta.

Entretanto, publicámos mais um artigo exclusivo para assinantes sobre o caso de corrupção no consulado de Portugal no Rio de Janeiro. Nele damos conta de que envolveu “mais de 30” membros dos cartéis da droga e terá beneficiado “largas dezenas” de pessoas.

Como são, onde vivem e que riscos trazem (e que cuidados temos de ter em casa) os mosquitos da dengue e da zika, que já foram detetados em Lisboa? Esta reportagem multimédia explica tudo.

Na opinião exclusiva do dia, Daniel Oliveira disserta sobre “o pior que ainda pode vir” e Henrique Monteiro discorre a propósito dos dados mais recentes sobre a pobreza. “Pobres e sem remédio?”, pergunta.

Do estrangeiro, o principal tema volta a ser a guerra em Gaza. Aqui pode acompanhar os desenvolvimentos em permanência. Ali, um artigo com uma grande dúvida: haverá alternativa à guerra?

Em Hong-Kong começaram as alegações finais do julgamento de figuras pró-democracia que organizaram eleições alternativas.

Termino as sugestões de leitura desta quarta-feira com um artigo sobre uma cantora e compositora que nos palcos é conhecida por Garota Não.

Boas leituras e um bom resto de dia, sim

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate