Bom dia e boa terça-feira!
Num dia de agenda cheia a nível económico, o destaque vai para a antecipação da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, presidida pela ministra do Trabalho e na qual o ministro das Finanças irá apresentar as linhas principais do Orçamento do Estado 2026. Ainda hoje o INE apresenta as contas nacionais e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) lança as suas perspetivas económicas intercalares.
Orçamento do Estado apresentado na Concertação Social
Estava marcada para quarta-feira mas acabou por ser antecipada um dia. A reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social tem lugar esta terça-feira, pelas 11h, e será presidida pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho, prevendo uma apresentação do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, sobre o Orçamento do Estado para 2026, e outra da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, sobre o Conselho Europeu de outubro.
INE publica contas nacionais
Esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística publica as Contas Nacionais (2023/2024), e a informação relativa ao procedimento dos défices excessivos, atualizando os dados sobre o saldo orçamental do Estado português e sobre a evolução do rácio de endividamento.
Banco de Portugal atualiza estatísticas das Finanças Públicas
Agendada para hoje está a divulgação, pelo Banco de Portugal, de vários indicadores económicos, incluindo as contas financeiras das administrações públicas no segundo trimestre e detalhes adicionais da dívida das administrações públicas.
OCDE apresenta perspetivas económicas intercalares
Em Paris, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) faz o lançamento das perspetivas económicas intercalares, que fornecem uma atualização das projeções anuais do produto interno bruto (PIB) e da inflação para os países do G20, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), da zona euro e dos agregados mundiais. Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE, e Álvaro Santos Pereira, economista-chefe, apresentam as atualizações.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
- Não há uma solução única para a crise habitacional na Europa: Parlamento Europeu sugere menos burocracia e mais apoio à compra
- Tribunal condena Meo, NOS e Nowo a devolver 40 milhões por aumentos ilegais: a decisão é definitiva? Já posso ser ressarcido?
- Presidente da autoridade do seguros quer desbravar caminho para melhorar poupança dos portugueses, proteger riscos e avançar com reformas
- Preços da habitação atingem novo recorde e valor de casas vendidas ultrapassa os 10 mil milhões de euros no 2ª trimestre
- Conselho das Finanças Públicas revê em baixa crescimento da economia para 1,9% em 2025
- Fujitsu prepara despedimento coletivo de 54 trabalhadores em Portugal
E NAS NOSSAS RUBRICAS MULTIMEDIA:
Economia Dia a Dia: Neste episódio, fique a saber o que está em causa na disputa entre a Deco e as operadoras de telecomunicações, que se arrasta há anos e envolve milhões cobrados a mais nas faturas dos clientes. Ouça aqui o novo episódio do podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões.
Votos de uma boa terça-feira, seguindo de perto as últimas notícias no site do Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bsilva@expresso.impresa.pt