Bom dia!
Esta terça-feira o destaque vai para a audição do ex-ministro das Finanças Fernando Medina no Parlamento, na qual responderá às perguntas dos deputados sobre a controversa estratégia de redução do rácio da dívida pública. Há também reunião do Ecofin, em Bruxelas, e, por cá, apresentação de resultados da NOS.
Medina no Parlamento
Hoje, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública da Assembleia da República, é ouvido o ex-ministro das Finanças Fernando Medina, hoje deputado socialista, sobre a estratégia de redução do rácio da dívida encetada pelo governo de que fez parte. Uma redução considerada “artificial” pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) num relatório recente.
Ecofin em Bruxelas
Os ministros das Finanças dos países da União Europeia reúnem-se esta terça-feira em Bruxelas, na Bélgica, para debater temas como o IVA em produtos digitais, a execução do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, e os impactos económicos da invasão da Ucrânia. O ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, representará Portugal.
Comércio global em debate
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) promove o Growth Forum 2024, encontro sob o tema “A bolsa do comércio global” no qual serão debatidas “as grandes tendências da economia nacional e internacional”, segundo a organização. Rui Miguel Nabeiro, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, Pedro Reis, ministro da Economia, e Paulo Portas, vice-presidente da CCIP, serão algumas das personalidades presentes na Nova SBE, em Carcavelos (Cascais).
Despesa pública, turismo, e outros dados
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica hoje estatísticas da despesa pública de 2023 - tema quente numa altura em que Miranda Sarmento e Medina esgrimem argumentos na praça pública - e estatísticas da atividade turística de março. O INE divulga ainda dados de tráfego rodoviário e índices de produção, emprego, e remunerações na construção.
Mais indicadores
O Eurostat publica esta terça-feira dados de comércio extra-UE de matérias-primas em 2023. O Banco Central Europeu divulga dados relativos à situação financeira consolidada do Eurossistema. Lá fora, destaque para Espanha e para a Alemanha, que reportam hoje as taxas de inflação para o mês de abril. Ontem, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou a estimativa de 2,2% para a taxa de inflação do mês passado.
Resultados da NOS
A portuguesa NOS reporta hoje os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. A operadora de telecomunicações fechou o ano de 2023 com um lucro de 181 milhões de euros, menos 19,4% do que no ano precedente.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
“Baby, acorda”: a Gamestop está a disparar outra vez (e o 'messias' do Reddit está de volta)
Miranda Sarmento tranquiliza Eurogrupo sobre equilíbrio das contas públicas
Funcionários do Fisco, ASAE e IRN exigem regras especiais para agressões
REN aumenta investimento em até 70% no seu novo plano de negócios
Empresa mineira Anglo American rejeita nova proposta de aquisição da australiana BHP
E NAS NOSSAS RUBRICAS MULTIMEDIA:
Economia Dia a Dia: De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de inflação, em Portugal, recuou para os 2,2% em abril. Qual o impacto desta redução na carteira dos portugueses? Ouça aqui o novo episódio do Economia Dia a Dia, podcast diário do Expresso.
Uma boa terça-feira, caro leitor. Continuaremos a acompanhar a atualidade económica no site do Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt