Loading...

Vídeo

Doenças psicossomáticas: “É muito importante que a pessoa perceba que as suas queixas são valorizadas como reais e não como imaginárias”

Ainda que não tenham uma explicação orgânica, os sintomas causados não são imaginados. São dores ou queixas reais, que podem provocar grande mal-estar. Falamos das doenças psicossomáticas, que são um problema do foro psicológico, mas é no corpo que elas se manifestam, como explicam psicólogo clínico Marco Torrado e a psiquiatra Sílvia Ouakinin em entrevista ao podcast “Que Voz é Esta?”

Doenças psicossomáticas: “É muito importante que a pessoa perceba que as suas queixas são valorizadas como reais e não como imaginárias”

Carlos Paes

Animação gráfica e edição de vídeo

Neste episódio do podcast “Que Voz é Esta?”, a psiquiatra Sílvia Ouakinin, da direção da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, explica que a interação entre o psicológico e o físico é bidirecional. "Uma doença física pode ter um impacto psicológico, por exemplo, uma depressão que surge em reação ao diagnóstico de uma doença grave, tal como um estado de sofrimento emocional pode ter um impacto fisiológico”, causando sintomas físicos reais, diz.

Oiça aqui o episódio na íntegra:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: JBastos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate