Loading...

Minuto Consumidor

Minuto Consumidor: quais os cuidados a ter com a utilização de gás em casa?

Damos as principais dicas de segurança para quem utiliza botijas de gás em casa, neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores

O recurso ao gás de botija nas casas domésticas em Portugal ainda é a forma mais comum para cozinhar ou aquecer a água.

Utilizar gás em casa pode ser muito perigoso e, por isso, são precisos alguns cuidados.

A instalação de uma botija de gás deve ser sempre assegurada por um técnico credenciado, mas a posterior troca de garrafas pode, à partida, ser feita por qualquer pessoa.

As botijas de gás não devem ser armazenadas perto de fontes de calor, como o fogão, para evitar acidentes. Se o prédio onde mora for considerado de “grande altura”, ou seja, com mais de 28 andares, é proibida a utilização de gás.

E também é proibido armazenar botijas, cheias ou vazias, nas caves, apenas pode fazê-lo em compartimentos semienterrados.

O ideal é armazenar as botijas do lado exterior, num espaço identificado e preferencialmente apenas com duas botijas juntas pousadas na vertical. Perto do local deverá estar um aviso de proibição de fogo.

As mangueiras de borracha que ligam o redutor do fogão à botija têm uma data de validade, e devem ser trocadas antes de expirar. Estas mangueiras não devem ter mais de 1,5 metros, não devem ter curvas demasiado acentuadas, nem deve pendurar qualquer tipo de objetos nelas, para prevenir que se danifiquem.

A botija deve estar sempre na vertical, mesmo quando o gás estiver a terminar e deve movimentá-la ao segurar pelas alças e não pela válvula.

Deve verificar periodicamente se há fugas na mangueira ou na botija. Pode fazê-lo ao aplicar uma solução de água com sabão nas conexões da válvula e das mangueiras. Se se formarem bolhas é porque há fuga e deve desligar a válvula e entrar em contacto com um técnico.

Nunca deixe o gás a ser utilizado sem vigilância e deve abrir uma janela quando o usar.

Se lhe cheirar a gás deve abrir imediatamente as janelas e ventilar a divisão e não use equipamentos elétricos nem faça qualquer tipo de fogo ou faísca.

Feche as torneiras de segurança e procure identificar de onde surge o cheiro confirmando se os bicos do fogão estão bem fechados ou se existe alguma fuga. Se não encontrar a origem, contacte um técnico especializado.

Pode sempre investir em detetores de gás, nas divisões da sua casa, para evitar que lhe escape alguma fuga, mas utilize-os com uma ajuda, não como única fonte para detetar fugas de gás.

Se tiver algum acidente saia de casa sem usar elevadores e tente assistir familiares ou vizinhos sem colocar a sua vida em risco. Assim que possível ligue para o número de emergência 112.

O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: taribeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate