Exclusivo

Operação Marquês

A nova bíblia de Sócrates: “A escorregadela do debate legal para o debate moral” transforma “a política numa Igreja”

A nova bíblia de Sócrates: “A escorregadela do debate legal para o debate moral” transforma “a política numa Igreja”
MARIO CRUZ/POOL

No seu novo livro, o ex-primeiro-ministro, nada diz sobre as famosas entregas em dinheiro vivo ou a circulação de quantias avultadas entre pessoas suas conhecidas. Mas recusa o que diz ser a substituição da justiça criminal, onde a lei é igual para todos, por uma "ética republicana": "Essa escorregadela do debate legal para o debate moral transforma o espaço público da política numa espécie de igreja, em que sacerdotes ungidos, sabe-se lá por que poder divino, se entregam à vigilância ética dos seus membros". Breve viagem a uma obra de defesa

O último livro de José Sócrates intitula-se "Só Agora Começou" (ed. Actual). Escrito em 2018, quando a instrução do processo-crime onde é arguido o ex-primeiro ministro ainda não tinha começado, foi publicado há dias, já depois de o juiz Ivo Rosa emitir a sua decisão de pronunciar Sócrates por crimes de branqueamento de dinheiro e falsificação de documentos, considerando ainda que houve outros, de corrupção, que já prescreveram. Uma decisão à luz da qual muitos leitores inevitavelmente julgarão o texto, e vice-versa.

Outra dissonância temporal que afeta a leitura é a incorporação de textos redigidos na época em que Sócrates estava preso em Évora. Esses fragmentos, intercalados com aqueles que constituem o grosso do texto, são a certa altura justificados pelo autor: "Julgo que ficam bem, com uma letra mais pequena, como citações. Fica clara a intenção da dupla voz: uma de antes e uma de depois; uma, contemporânea dos acontecimentos, outra, atual. Talvez estejam longos demais, tenho de pensar nisso, mas parece-me boa ideia incluí-los. Gosto deles: são textos de ação".

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas