9 abril 2021 12:06
Quem é Ivo Rosa, o juiz a quem coube decidir se José Sócrates e Ricardo Salgado iriam ser julgados? Na altura em que o magistrado anunciou a decisão instrutória do caso, reproduzimos um longo perfil, publicado originalmente na revista E de 13 de abril de 2019, de um juiz que tem mostrado ao longo dos anos como corta a direito
9 abril 2021 12:06
Foi a segunda viagem para fora do país que fez desde o início do ano. Antes de aterrar há cerca de um mês em Haia, na costa holandesa, tinha estado em Arusha, uma cidade perto das neves perenes do Kilimanjaro, na Tanzânia. Em nenhum dos casos Ivo Rosa viajou de férias, apesar de ter deixado em terra os polícias que garantem a sua segurança pessoal no seu dia a dia em Lisboa. Não tira folgas há meses e os amigos dizem que tem passado os fins de semana a ler, com maratonas de 14 ou mais horas dedicadas a um só processo-crime. As duas deslocações ao estrangeiro deveram-se a outras razões, também elas de força maior. Não havia como as evitar.
O juiz tornou-se uma figura de primeiro plano quando começou a partilhar em 2015 as responsabilidades do Tribunal Central de Instrução Criminal, o TCIC, com o então já muito mediático Carlos Alexandre, e mais ainda quando foi sorteado em setembro do ano passado para ser ele e não o colega a decidir quem irá a julgamento no maior caso de corrupção de sempre em Portugal.