Ângelo Paupério, um dos gestores de grande confiança da Sonae, foi o administrador escolhido para substituir o ex-advogado de Isabel dos Santos na NOS. A escolha foi aprovada por unanimidade. Paupério vai para a presidência do conselho de administração da operadora, onde irá substituir Jorge Brito Pereira, que renunciou ao cargo na quinta-feira na sequência das revelações do Luanda Leaks.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a NOS avança que foi eleito, esta segunda-feira, em reunião de assembleia geral o presidente do conselho de administração, Ângelo Gabriel Ribeirinho dos Santos Paupério. O gestor é também administrador não executivo da Sonae.
Ângelo Paupério (à esquerda na foto, junto de Paulo Azevedo) tem uma grande experiência no sector das comunicações, foi inclusive presidente da Sonaecom, empresa que se juntou à ZON para dar origem à NOS, atualmente controlada pela Zopt, uma holding detida em parceria por Isabel dos Santos e o grupo hoje liderado por Cláudia Azevedo.
Engenheiro civil, é um dos quadros mais antigos da Sonae. Foi braço direito do fundador, Belmiro de Azevedo, trabalhou lado a lado com Paulo Azevedo, com quem co-presidiu a Sonae. Ângelo Paupério assou or várias área do negócio do grupo da Maia, desde a distribuição ao imobiliário, passando pelas comunicações, e pelo jornal Público.
Jorge Brito Pereira anunciou a saída da NOS, onde estava desde o arranque da parceria entre Isabel dos Santos e Sonae na NOS, na passada quinta-feira, um dia depois da constituição como arguida da investidora angolana, por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonagol, enquanto presidiu a petrolífera, entre maio de 2016 e novembro de 2017.
Um dia depois, Jorge Brito Pereira veio anunciar que iria deixar o escritório de advogados Uría Ménendez Proença de Carvalho e acabar com o vínculo profissional com Isabel dos Santos, renunciando a todos os cargos que assumia em empresas detidas direta ou indiretamente por Isabel dos Santos..
No âmbito do Luanda Leaks foram atribuídas ao advogado responsabilidades na criação da Matter Bussiness Solutions, empresa para a qual saiu da conta da Sonangol no EuroBic pelo menos 115 milhões de euros. Brito Pereira afirmou ao Expresso que a sua ligação à Matter decorria apenas de uma procuração que usou para criar a empresa. A relação de confiança entre o advogado e Isabel dos Santos vem desde o tempo em estava na PLMJ. Quando saiu em 2016 para a Uría levou consigo a cliente Isabel dos Santos para a representar em vários negócios, como a NOS e a Efacec.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt