Alexei Navalny está em parte incerta há seis dias, de acordo com a sua porta-voz. Na rede social X, Kira Yarmysh informa que o principal opositor de Putin, de 47 anos, não se encontra nas colónias penais IK-6 – a leste de Moscovo, onde esteve nos últimos meses – nem na IK-7, de grau de segurança mais alto.
Maria Pevchikh, que também faz parte da equipa de apoio do ex-advogado, afirmou esta sexta-feira que tinham sido informados de um "grave incidente de saúde" de Navalny.
Navalny devia ter comparecido hoje, via videoconferência, em tribunal – de acordo com a Sky News, os responsáveis dos serviços prisionais mencionaram problemas elétricos.
De acordo com a Reuters, a equipa de Navalny esperava a sua transferência para uma colónia prisional “especial”, a categoria de maior segurança no sistema russo. Em agosto, o líder do partido Rússia Pelo Futuro foi condenado a 19 anos de prisão, para além dos 11 anos e meio que ainda tem por cumprir, referentes a crimes como extremismo.
Alexei Navalny é um dos opositores mais firmes do Presidente Vladimir Putin, e tornou-se conhecido por fazer campanha contra a corrupção oficial e organizar grandes protestos anti-Kremlin.
O ativista foi preso em 2021, depois de ter regressado a Moscovo vindo da Alemanha, onde recuperava do envenenamento com um agente que ataca o sistema nervoso de que foi vítima e que atribuiu ao Kremlin.
Desde então, foi condenado a três penas de prisão e enfrentou meses de confinamento solitário, após ser acusado de várias infrações menores.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt