Rússia

Jornalista russo-americana foi detida na Rússia

Alsu Kurmasheva
Alsu Kurmasheva
PANGEA GRAPHICS (RFE/RL)/Reuters

Alsu Kurmasheva foi acusada de não se ter registado como "agente estrangeira". Esta é a segunda jornalista norte-americana a ser detida na Rússia

Cátia Barros

Jornalista

A jornalista Alsu Kurmasheva, editora da Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), foi detida, esta quarta-feira, pelas autoridades russas, na cidade de Kazan. Kurmasheva tinha dupla nacionalidade (russo-americana) e estava na Rússia a visitar a família. Alsu Kurmasheva é a segunda jornalista norte-americana a ser detida.

De acordo com a RFE/RL, que confirmou a detenção de Alsu Kurmasheva esta quinta-feira, a jornalista estava a viver na República Checa, tendo ido a Kazan, na Rússia, no fim de maio, devido a uma emergência familiar. A jornalista foi temporariamente detida a 2 de junho, enquanto esperava pelo voo de regresso. Na altura, viu os seus passaportes serem confiscados. Alsu Kurmasheva foi acusada de não se ter registado como “agente estrangeira". Uma nova acusação foi apresentada esta quarta-feira (18 de outubro). A jornalista pode enfrentar até cinco anos de prisão.

Segundo a BBC, muitos dos trabalhos desenvolvidos pela jornalista relacionavam-se com as minorias étnicas da Rússia central. Num comunicado emitido pela RFE/RL, o presidente em exercício, Jeffrey Gedmin, pediu a libertação da jornalista. “Alsu é uma colega altamente respeitada, esposa dedicada e mãe dedicada de dois filhos. Ela precisa de ser libertada para poder voltar imediatamente para a sua família”, lê-se.

Em março deste ano, o jornalista norte-americano Evan Gershkovich, do The Wall Street Journal, foi detido na cidade de Ecaterimburgo. O jornalista foi acusado de espionagem ao serviço do Governo americano.


Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cbarros@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate