Exclusivo

Guerra no Médio Oriente

Instalações nucleares iranianas bombardeadas pelos Estados Unidos com risco de radiação reduzido

Instalações nucleares iranianas em Fordow
Instalações nucleares iranianas em Fordow
DigitalGlobe

Antes do ataque deste fim de semana, o "Bulletin of the Atomic Scientists”, avaliou os riscos de radiação do programa nuclear iraniano. Segundo as autoridades iranianas, os ataques norte-americanos não provocaram qualquer risco para a população que reside nas proximidades

Instalações nucleares iranianas bombardeadas pelos Estados Unidos com risco de radiação reduzido

João Miguel Salvador

Coordenador digital

Os Estados Unidos realizaram este sábado ataques aéreos contra três instalações nucleares no Irão. Segundo o Presidente norte-americano, os bombardeamentos visaram os centros de enriquecimento de urânio de Fordow e Natanz, assim como um terceiro local próximo de Isfahan, onde se acredita estar armazenado urânio enriquecido próximo de grau militar. Antes do ataque deste fim de semana, o "Bulletin of the Atomic Scientists”, avaliou os riscos de radiação do programa nuclear iraniano.

Na avaliação publicada pelo “Bulletin of the Atomic Scientists”, o risco de radiação nos centros de enriquecimento de urânio de Natanz e de Fordow é muito baixo e a principalmente toxicidade é química. Já em Isfahan o risco é moderado. O mesmo se aplica ao Centro de Investigação de Teerão. Apenas na central nuclear de Bushehr o risco é muito elevado, como a própria Rússia já tinha sublinhado.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmsalvador@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate