Guerra no Médio Oriente

Netanyahu diz não precisar de ajuda para alcançar os seus objetivos

Netanyahu diz não precisar de ajuda para alcançar os seus objetivos
Kevin Dietsch

“Os pilotos americanos já estão a intercetar drones juntamente com os nossos pilotos”, afirmou o primeiro-ministro israelita, acrescentando que quase nenhum dos cerca de mil mísseis lançados pelo Irão na última semana entrou em Israel

O primeiro-ministro de Israel disse ter a capacidade necessária para alcançar os seus objetivos no Irão e que caberá ao presidente Donald Trump decidir se se junta ou não a essas operações. Numa entrevista televisiva, citada pelo jornal “The New York Times” esta quinta-feira, Benjamin Netanyahu afirmou ainda que os Estados Unidos já estão a ajudar Israel.

“Os pilotos americanos já estão a intercetar drones juntamente com os nossos pilotos”, afirmou o primeiro-ministro israelita, acrescentando que quase nenhum dos cerca de mil mísseis lançados pelo Irão na última semana entrou em Israel.

Já na quarta-feira, o senador republicano Ted Cruz, numa entrevista, tinha dado a entender que os EUA estavam já a participar nas operações contra o Irão, tendo posteriormente esclarecido que o que queria dizer é que o país está a apoiar Israel e não a intervir diretamente no Irão.

Segundo o “New York Times”, Benjamin Netanyahu disse ainda, em entrevista, ter-se preparado para o ataque ao Irão, com ou sem o apoio dos EUA, tendo em conta o avanço do programa de armas nucleares iraniano, mas acrescentou que Donald Trump “não tentou impedir” a operação.

Quanto à mudança de regime no Irão, o primeiro-ministro israelita afirmou que esse não era propriamente um objetivo da operação de Israel, mas “poderia ser um resultado”. E acrescentou: “Mudar o regime ou derrubar este regime é, antes de mais, uma questão do povo iraniano.”

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse esta quinta-feira que tomará a sua decisão em relação à intervenção militar no Irão “nas próximas duas semanas”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate