Guerra no Médio Oriente

Guterres pede que líderes não tenham "dois pesos e duas medidas" sobre Kiev e Gaza

Guterres pede que líderes não tenham "dois pesos e duas medidas" sobre Kiev e Gaza
CAITLIN OCHS / Reuters

O secretário-geral da ONU voltou a reforçar a necessidade de um cessar-fogo em Gaza e a importância de se garantir a proteção dos civis em ambos os conflitos

O secretário-geral da ONU exortou, esta quinta-feira, os líderes da União Europeia (UE) a não terem "dois pesos e duas medidas" sobre os conflitos em curso na Ucrânia e na Faixa de Gaza, pedindo que "se mantenham fiéis aos princípios".

"O princípio básico do direito humanitário internacional é a proteção dos civis. Temos de nos manter fiéis aos princípios, tanto na Ucrânia como em Gaza, sem dois pesos e duas medidas", declarou António Guterres, em Bruxelas.

Em declarações à comunicação social à chegada ao Conselho Europeu que arranca, esta quinta-feira, na capital belga, marcado por uma tentativa de posição comum relativamente ao Médio Oriente dada a tragédia humanitária na Faixa de Gaza, o secretário-geral da ONU vincou ser necessário "um cessar-fogo".

"Tal como condenámos os ataques de 07 de outubro e outras violações do direito internacional humanitário por parte do [grupo islamita palestiniano] Hamas, também condenámos o facto de estarmos a assistir a um número de vítimas civis em Gaza sem precedentes nos meus tempos de secretário-geral", referiu António Guterres.

Os chefes de Governo e de Estado dos 27 da UE, reunidos esta quinta e sexta-feira em Bruxelas, vão tentar acordar uma posição comum perante a tragédia humanitária em Gaza, estando sob pressão acrescida dado o risco iminente de fome naquele território controlado pelo Hamas e alvo de intensa ofensiva militar israelita desde outubro passado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate