Exclusivo

Guerra no Médio Oriente

Grupo Wagner vai fornecer sofisticado sistema de defesa antiaérea ao Hezbollah? Kremlin desmentiu e notícia foi recebida com “ceticismo”

Pantsir-S1
Pantsir-S1
PAUL GYPTEAU/AFP/Getty Images

O grupo russo de mercenários estará a planear o envio do sistema Pantsir-S1 à milícia libanesa apoiada pelo Irão, avançou o “Wall Street Journal”, citando fontes dos serviços secretos americanos. A acontecer, nunca será em grande escala porque a Rússia “precisa desse equipamento”, designadamente para a guerra na Ucrânia, sublinha um académico ao Expresso. Carecendo de confirmação, restam uma certeza e um risco: os Estados Unidos estão a monitorizar os contactos entre o Wagner e o Hezbollah, e o conflito no Médio Oriente pode alastrar-se a nível regional e “até global”

Grupo Wagner vai fornecer sofisticado sistema de defesa antiaérea ao Hezbollah? Kremlin desmentiu e notícia foi recebida com “ceticismo”

Hélder Gomes

Jornalista

A notícia foi avançada no início do mês e prontamente desmentida pelo Kremlin. A 2 de novembro, o diário “The Wall Street Journal” (WSJ) noticiava que o grupo russo de mercenários Wagner estaria a planear o envio de um sistema de defesa antiaérea ao Hezbollah, a milícia libanesa apoiada pelo Irão. O jornal, citando responsáveis americanos sob anonimato, especificava tratar-se do Pantsir-S1, um sistema de artilharia antiaérea móvel munido com sofisticados mísseis terra-ar.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate