Exclusivo

Guerra no Médio Oriente

Como a sociedade civil israelita colmata as falhas de Netanyahu: “o Governo abandonou a segurança e o bem-estar dos deslocados”

Como a sociedade civil israelita colmata as falhas de Netanyahu: “o Governo abandonou a segurança e o bem-estar dos deslocados”
REUTERS

Com dez meses de experiência a protestar nas ruas contra os atentados contra a democracia cometidos pelo Executivo de direita radical, organizações e particulares voltam-se agora para ajudar quem precisa, pois também aí a equipa de Benjamin Netanyahu tem falhado. Finda a guerra, prometem voltar à luta pelo Estado de Direito

Centenas de milhares de israelitas saíram às ruas, todas as semanas, durante os últimos dez meses. Protestavam contra o Governo de Benjamin Netanyahu, que pretendia levar a cabo uma ampla reforma do sistema judicial.

Os manifestantes organizaram-se em dezenas de pontos em todo o país, sobretudo na rua Kaplan de Telavive, desafiando o Executivo mais direitista da história do Estado judaico. Considerando a pretendida revolução judicial antidemocrática, muitos asseguraram que não se apresentariam ao serviço de reserva voluntário nas respetivas unidades do exército. Formaram até a associação de reservistas e veteranos Irmãos de Armas, para combaterem unidos a política do Governo.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate