Médio Oriente

Na íntegra: Grupos rebeldes sírios emitem declaração após “vitória” e prometem “Síria pluralista”

Na íntegra: Grupos rebeldes sírios emitem declaração após “vitória” e prometem “Síria pluralista”
Anadolu agência /Getty

A Coligação Nacional já fez publicar o primeiro comunicado após a queda do regime. Pede às populações que não danifiquem edifícios públicos e compromete-se com uma Síria pluralista. Pode ler aqui em baixo, na íntegra:

Na íntegra: Grupos rebeldes sírios emitem declaração após “vitória” e prometem “Síria pluralista”

Ana França

Jornalista da secção Internacional

“A Coligação Nacional Síria felicita o grande povo sírio, todos os seus filhos e filhas, pela libertação da Síria do regime criminoso de Assad, após 14 anos de luta pacífica e armada, de gritos e balas, pela liberdade, dignidade, democracia, justiça e uma vida segura e decente.

A coligação declara o dia 8 de dezembro de 2024 como feriado nacional para a Síria, pois é um dia de vitória para os mártires e as vítimas, um dia de vitória para os detidos, os deslocados e os oprimidos, um dia de vitória da verdade e da justiça sobre o crime e a injustiça.

A grande revolução síria quebrou décadas de tirania e opressão, dando origem a uma nova Síria. Passamos agora da fase do derrube do regime de Assad para a luta pela construção de uma Síria que honre os sacrifícios do seu povo. Apelamos ao nosso povo, em todas as províncias sírias, para que tome muito cuidado com as propriedades públicas, edifícios e instalações de todos os tipos, uma vez que pertencem ao povo e não ao regime terrorista de Bashar Assad.

A Coligação Nacional reafirma à comunidade internacional o seu empenhamento em concluir a transferência de poder para um órgão de governo transitório com plena autoridade executiva, tendo em vista uma Síria livre, democrática e pluralista."

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: afranca@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate