Médio Oriente

Negociador nuclear do Irão nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros interino

Ali Bagheri Kani, o principal negociador iraniano do acordo nuclear
Ali Bagheri Kani, o principal negociador iraniano do acordo nuclear
JOE KLAMAR - Getty Images

Hossein Amir-Abdolahian, anterior ministro dos Negócios Estrangeiros, morreu no mesmo acidente de helicóptero que vitimou o Presidente Ebrahim Raisi

O principal negociador nuclear do Irão, Ali Bagheri, vai chefiar a diplomacia iraniana a título provisório, na sequência da morte do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdolahian, num acidente de helicóptero.

Ali Bagheri foi nomeado "chefe da Comissão de Relações Externas do Governo", anunciou hoje o porta-voz do governo Ali Bahadori Jahromi.

A decisão sobre a nomeação de Ali Bagheri ocorreu menos de uma hora depois de o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, ter indicado o vice-Presidente Mohammad Mokhber, como chefe de Estado interino.

Khamenei decretou ainda cinco dias de luto pela morte de Ebrahim Raisi.

As equipas de socorro iranianas recuperaram hoje os restos mortais de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros que seguiam no helicóptero que se despenhou no domingo no noroeste do Irão, anunciou a organização humanitária Crescente Vermelho.

O helicóptero que transportava também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, despenhou-se na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, no noroeste do país.

Poucas horas antes, o Governo iraniano confirmava a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar "qualquer perturbação na administração" do país.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate