Sete décadas de reinado deixaram discursos que refletem as mudanças no Reino Unido e no mundo, com a voz de Isabel II como fio condutor entre os diferentes momentos históricos.
Já decorria a Segunda Guerra Mundial quando Isabel II fez o seu primeiro discurso público. Foi em outubro de 1940, e tinha então 14 anos. As imagens a preto e branco mostram a jovem sentada à secretária, com os papéis do discurso diante de si, e microfones prontos a captar as suas palavras. Tinha a irmã a seu lado.
“Milhares de vós neste país tiveram de sair das vossas casas e ser separados dos vossos pais e mães”, disse numa transmissão da “Hora das Crianças”, na BBC, citada numa compilação de discursos feita pelo ‘The Guardian’. Enunciando países como o Canadá, Austrália e a África do Sul, descreveu que tanto ela como a irmã sentiam “saber bastante sobre estes países” devido às descrições feitas pelos pais das suas visitas a diferentes partes do mundo. “Não nos é difícil imaginar o tipo de vida que levam e pensar em todas as paisagens que devem estar a ver e as aventuras que estão a viver”, disse.
A mensagem também incluiu um sinal religioso. “Sabemos, cada um de nós, que no final tudo estará bem; pois Deus vai cuidar de nós e dar-nos vitória e paz”, descreveu.
Artigo Exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 1,63€ por semana.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes