Guerra na Ucrânia

Ucrânia: Iniciativa para compra de armamento dos EUA arrecadou 1,8 MME

Iniciativa para compra de armamento dos EUA arrecadou 1,8 MME
Iniciativa para compra de armamento dos EUA arrecadou 1,8 MME
AARON SCHWARTZ / POOL

Zelensky anunciou que a iniciativa PURL já arrecadou 2,1 mil milhões de dólares para armar a Ucrânia. O Presidente apelou a mais contribuições e alertou para as provocações russas contra a NATO.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que a iniciativa para compra e entrega a Kiev de armamento norte-americano (PURL) já arrecadou 2,1 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) dos países da NATO. 

A “eficácia e a expansão” da iniciativa PURL (Lista de Pedidos Prioritários da Ucrânia) foi discutida por Zelensky com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, na quarta-feira à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, indicou o Presidente ucraniano no X. 

“Em apenas dois meses desde o seu lançamento, a iniciativa, que permite a compra de armamento norte-americano com o apoio financeiro dos Estados-membros da NATO, já atingiu os 2,1 mil milhões de dólares. É importante aumentar tanto as contribuições como o número de países participantes”, disse Zelensky. 

“Discutimos também as ameaças decorrentes da escalada da agressão russa. As violações do espaço aéreo dos Estados-membros da NATO não são erros, mas sim ações deliberadas da Rússia”, adiantou. 

Financiada por aliados europeus e pelo Canadá, a iniciativa PURL consiste em pacotes periódicos, cada um no valor aproximado de 500 milhões de dólares (428,6 milhões de euros), contendo equipamento e munições identificados pela Ucrânia como prioridades operacionais. 

Entre eles, incluem-se meios que os Estados Unidos podem fornecer em maiores quantidades que a Europa e o Canadá por si sós. 

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate