O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que a iniciativa para compra e entrega a Kiev de armamento norte-americano (PURL) já arrecadou 2,1 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) dos países da NATO.
A “eficácia e a expansão” da iniciativa PURL (Lista de Pedidos Prioritários da Ucrânia) foi discutida por Zelensky com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, na quarta-feira à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, indicou o Presidente ucraniano no X.
“Em apenas dois meses desde o seu lançamento, a iniciativa, que permite a compra de armamento norte-americano com o apoio financeiro dos Estados-membros da NATO, já atingiu os 2,1 mil milhões de dólares. É importante aumentar tanto as contribuições como o número de países participantes”, disse Zelensky.
“Discutimos também as ameaças decorrentes da escalada da agressão russa. As violações do espaço aéreo dos Estados-membros da NATO não são erros, mas sim ações deliberadas da Rússia”, adiantou.
Financiada por aliados europeus e pelo Canadá, a iniciativa PURL consiste em pacotes periódicos, cada um no valor aproximado de 500 milhões de dólares (428,6 milhões de euros), contendo equipamento e munições identificados pela Ucrânia como prioridades operacionais.
Entre eles, incluem-se meios que os Estados Unidos podem fornecer em maiores quantidades que a Europa e o Canadá por si sós.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt