Trump diz que há uma “hipótese muito boa” de acabar com a guerra e pede a Putin para poupar soldados ucranianos
Presidente dos EUA pediu para que as vidas ucranianas fossem poupadas na região de Kursk
Presidente dos EUA pediu para que as vidas ucranianas fossem poupadas na região de Kursk
Editor Online
Donald Trump considerou “boa e produtiva” uma conversa entre Vladimir Putin e o enviado especial dos EUA Steve Witkoff, que esteve ontem em Moscovo, isto de acordo com uma publicação na sua rede social Truth Social.
Segundo o Presidente dos EUA, há uma “hipótese muito boa” de acabar com a "horrível" guerra na Ucrânia. A publicação é omissa sobre quem tinha conversado com o Presidente russo, tendo inicialmente sido interpretada como tendo ocorrido entre os dois chefes de Estado - no entanto, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, esclareceu posteriormente que tinha sido Witkoff o interlocutor.
Para além disso, Trump pediu na publicação pediu que as vidas ucranianas fossem poupadas na região de Kursk: "Neste preciso momento, há milhares de soldados ucranianos completamente cercados pelo exército russo, numa posição muito má e vulnerável. Pedi veementemente ao Presidente Putin que as suas vidas sejam poupadas. Seria um horrível massacre, algo nunca visto desde a II Guerra Mundial".
Steve Witkoff, enviado especial de Donald Trump, chegou a Moscovo na quinta-feira para apresentar aos russos o plano dos EUA para uma trégua de 30 dias no conflito na Ucrânia, ao fim de mais de três anos de guerra causada pela invasão russa.
O Exército russo reivindicou hoje a recuperação da cidade de Goncharovka, na região russa de Kursk - o mais recente exemplo dos rápidos avanços de Moscovo na zona, que está ocupada pelas forças ucranianas desde o verão de 2024.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jpbarros@expresso.impresa.pt