Guerra na Ucrânia

Ucrânia ordena evacuação de várias localidades no leste do país

Donetsk
Donetsk
Kostiantyn Liberov/Libkos/Getty Images

“O inimigo está a bombardear cidades e aldeias todos os dias nestas zonas. Por conseguinte, foi decidido retirar as crianças com os seus pais ou outros representantes legais”, afirmou o governador da região de Donetsk

A Ucrânia anunciou este domingo a retirada de crianças e dos seus pais de várias zonas da região de Donetsk, no leste do país, onde a Rússia tem reivindicado avanços nos últimos dias.

O inimigo está a bombardear cidades e aldeias todos os dias nestas zonas. Por conseguinte, foi decidido retirar as crianças com os seus pais ou outros representantes legais, afirmou o governador da região de Donetsk, Vadym Filachkine, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O governador apresentou ainda uma lista de localidades em zonas em que a Rússia diz ter conquistado terreno.

Nas últimas horas, Moscovo anunciou que conquistou uma nova aldeia nesta região.

No seu relatório diário, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que capturou a aldeia de Novosselivka Persha, na região oriental de Donetsk, palco da maior parte dos combates.

As unidades do grupo de tropas do centro libertaram a localidade de Novosselivka Persha no decorrer de operações ativas, indicou o departamento governamental, citado pela AFP.

A aldeia está localizada a cerca de 20 quilómetros da cidade de Avdiivka, capturada por Moscovo em fevereiro deste ano.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate