Guerra na Ucrânia

Kharkiv sem eletricidade após bombardeamentos russos a infraestruturas energéticas

Kharkiv sem eletricidade após bombardeamentos russos a infraestruturas energéticas
SERGEY BOBOK

Presidente da Câmara de Kharkiv relatou que a cidade está também sem água e sistemas de aquecimento. Segundo o autarca, trata-se do ataque mais intenso desde o início do conflito entre a Ucrânia e a Rússia

A segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, ficou privada de eletricidade e aquecimento depois dos bombardeamentos russos durante a madrugada desta sexta-feira , que danificaram as infraestruturas energéticas.

"A cidade está completamente sem eletricidade e por isso os sistemas de aquecimento e água não funcionam", disse o presidente da Câmara de Kharkiv, Igor Terekhov, num vídeo divulgado na rede social Telegram.

O autarca acrescentou que o ataque, realizado "com mais de 20 mísseis", foi o mais intenso contra Kharkiv desde o início da guerra.

Outras regiões também estão a sofrer cortes ou racionamento: em Odessa, 260 mil habitações estão sem energia; em Khmelnytsky, cerca de 200 mil casas sofreram cortes de energia, mas a eletricidade foi restaurada para a maioria.

A região de Zaporijia, no sul, também foi atingida, mas as autoridades não indicaram quantos moradores ficaram sem eletricidade, depois de uma importante central hidroelétrica ter sido fortemente danificada.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate