Avião russo cai na fronteira, mas não há "informações fiáveis" sobre passageiros: as notícias do 700.º dia de guerra
STRINGER/Reuters
Um avião militar russo despenhou-se na região de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia. A Rússia afirmou que transportava 65 militares ucranianos para uma troca de prisioneiros, mas fontes militares ucranianas e os serviços secretos contestam, alegando falta de "informações fiáveis" sobre os passageiros. Além disso, um ataque russo na aldeia de Girnyk, região de Donetsk, provocou a morte de pelo menos duas pessoas. Pela primeira vez, o Exército russo conseguiu entrar na cidade ucraniana de Avdiivka. Eis o essencial do 700.º dia de guerra
Um avião russo caiu na região de Belgorod, próximo da fronteira com a Ucrânia, esta quarta-feira. A informação foi, primeiramente, avançada pelo Ministério da Defesa da Rússia. O mesmo organismo avançou que o avião transportava 65 militares ucranianos para uma troca de prisioneiros agendada.
O acidente ocorreu por volta das 11h00 de Moscovo (8h00 em Lisboa) e envolveu um avião de transporte militar Il-76. "A bordo encontravam-se 65 prisioneiros do exército ucraniano transportados para a região de Belgorod para uma troca, seis membros da tripulação e três acompanhantes", disse o ministério num comunicado citado pela TASS.
No entanto, esta não é a informação que a Ucrânia avança. Segundo uma fonte militar de Kiev, o avião militar russo Il-76 que se despenhou transportava mísseis para os sistemas antiaéreos S-300 usados para bombardear a Ucrânia. Mais tarde, os serviços secretos militares ucranianos (GUR) afirmaram não ter "informações fiáveis" sobre os passageiros do avião.
"Não dispomos, neste momento, de informações fiáveis e completas sobre as pessoas que se encontravam a bordo do avião ou sobre o seu número", indicou o GUR. "Estava prevista uma troca de prisioneiros para hoje, mas não se realizou", acrescentou, referindo que a Ucrânia "não foi informada" da necessidade de garantir a segurança do espaço aéreo na zona de Belgorod-Kharkiv.
Outras notícias que marcaram o dia:
⇒ Um ataque russo matou pelo menos duas pessoas e feriu outras oito, incluindo um adolescente de 16 anos, numa aldeia da região de Donetsk, no leste da Ucrânia, adiantaram as autoridades regionais. "Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas na sequência de um ataque com mísseis contra Girnyk", declarou Vadim Filashkin, governador de Donetsk, acusando a Rússia deste ataque "direcionado" contra civis numa mensagem nas redes sociais: "Mais um crime de guerra russo. O inimigo quer matar o maior número possível de ucranianos".
⇒ O Exército russo conseguiu entrar pela primeira vez na cidade ucraniana de Avdiivka, onde se concentram os combates no leste, mas foi repulso, disse o autarca local à agência AFP. "Grupos de sabotagem e de reconhecimento russos entraram na parte sul de Avdiivka mas foram repelidos", declarou Vitaly Barabach, descrevendo a situação como "difícil, mas sob controlo". No entanto, salientou que "o inimigo continua a atacar".
⇒ O Governo português acredita que a União Europeia vai aprovar o apoio de 50 mil milhões de euros à Ucrânia no próximo Conselho Europeu, "idealmente com o acordo" dos 27 Estados-membros, incluindo a Hungria. “Espero sinceramente que na próxima semana se possa encontrar o tal acordo a 27 que permita enquadrar este auxílio financeiro naquilo que é o orçamento da União, porque seria a melhor forma de garantir esse apoio continuado à Ucrânia”, explicou o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes.
⇒ A maior simulação de guerra organizada pela NATO desde o fim da Guerra Fria, o exercício militar 'Steadfast Defender 2024', começou, esta quarta-feira, em Norfolk, no nordeste dos Estados Unidos, tendo em vista a defesa da Europa. O 'Steadfast', que nos próximos meses mobilizará até 90 mil soldados em ambos os lados do Atlântico, deverá, entre outros objetivos militares, verificar a capacidade da Aliança para mobilizar e transportar rapidamente tropas norte-americanas para "fortalecer a defesa da Europa", de acordo com um comunicado da organização.
Pode rever tudo o que aconteceu no 699.º dia de guerra aqui.