Exclusivo

Guerra na Ucrânia

Bakhmut pode cair nas mãos dos russos, mas isso pode fazer parte da estratégia da Ucrânia. Que interesse tático tem a cidade?

Chasiv Yar, nos arredores de Bakhmut
Chasiv Yar, nos arredores de Bakhmut
ARIS MESSINIS

Em Bakhmut, na região de Donetsk, os combates - intensos e sangrentos - já se prolongam há mais de seis meses. Os russos podem estar prestes a controlar aquela área e os ucranianos saírem vencedores do equilíbrio de forças. Afinal, o que se passa em Bakhmut e como pode definir a fase seguinte da guerra?

A luta por Bakhmut está a tornar-se emblemática. No terreno têm sido plasmadas de forma evidente as estratégias de combate dos dois adversários na guerra. Os russos tentam compensar a falta de qualidade com quantidade, lutando à semelhança do Exército soviético na II Guerra Mundial, mas sem os números que possibilitaram tal estratégia no passado. Já os ucranianos aproveitam a vantagem de serem o lado defensor, aplicando um preço elevado (de muitas vidas) quando os russos atacam. Os russos têm vantagem em quantidade, mas os ucranianos são melhores estrategas militares. E deter a melhor estratégia pode significar deixar cair Bakhmut nas mãos dos russos.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate