Natal na Ucrânia: Uma árvore mais pequena que o habitual ilumina Kiev

Um Natal diferente chega às ruas ucranianas. A iluminação modesta dos pinheiros espalhados pelo país fazem frente à nuvem de escuridão trazida pela guerra
Um Natal diferente chega às ruas ucranianas. A iluminação modesta dos pinheiros espalhados pelo país fazem frente à nuvem de escuridão trazida pela guerra
“Não podemos deixar que Putin roube o nosso Natal”, dizia Vitali Klitschko, presidente da Câmara de Kiev ainda em novembro. As autoridades reabriram a famosa ponte pedonal, danificada durante um ataque aéreo russo, que conduz à praça da Catedral de Santa Sofia e aí ergueram uma árvore de Natal diferente.
Normalmente é maior, mais verde e as luzes são suficientes para iluminar a rua. Desta vez, a árvore é artificial, com apenas 12 metros e uma iluminação mais económica, alimentada por um gerador. É esta a árvore que mora na praça central, escondida “na sombria névoa de inverno”, noticia o The Guardian.
Financiada pela generosidade de quem doa, a árvore estará a enfeitar a praça de Kiev, mas, segundo o autarca, não haverá celebrações públicas.
Já no sul da Ucrânia, na cidade de Mykolaiv, a árvore de Natal é construída por voluntários que, para a colorir de verde, usam redes de camuflagem. Depois da época festiva, segundo a Reuters, sãos enviadas aos soldados ucranianos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mdelgado@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes