As autoridades francesas estão a realizar buscas e lançaram um pedido de ajuda ao público motivado pelo desaparecimento de uma criança em Vernet, nos Alpes da Alta Provença. Émile, de dois anos e meio, desapareceu no sábado quando brincava no jardim da casa dos avós.
Segundo o jornal Le Figaro, o alerta foi dado pelas 18h pelos avós. As autoridades iniciaram imediatamente buscas.
O autarca de Vernet disse inicialmente que a hipótese de rapto tinha sido afastada. Segundo François Balique, citado pela emissora France Blue, Émile estaria a brincar enquanto os avós - com quem o neto único estava a passar as férias de verão - estavam a carregar o carro para ir fazer “uma atividade” e quando o foram buscar, tinha desaparecido. Eram cerda das 17h15, um quarto de hora depois de o menor acordar da sesta.
No entanto, o procurador da região de Digne-les-Bains foi mais cauteloso nas declarações iniciais, optando por não excluir nenhuma opção apesar “não haver indícios” que apontem para a hipótese de rapto. Numa conferência de imprensa realizada no domingo, Rémy Avon avançou que duas testemunhas disseram às autoridades ter visto a criança a “sair do local de residência dos avós” e “numa rua inclinada”. "Foi aqui que o perdemos de vista", concluiu.
Localização de Le Vernet, França
Inicialmente, as buscas abrangeram um perímetro de cinco quilómetros em torno da casa dos avós, mas foram alargadas na manhã de segunda-feira. "As buscas vão continuar [esta terça-feira], mas vamos adaptar o sistema para ser mais direcionado e seletivo", disse o prefeito regional, Marc Chappuis, numa conferência de imprensa realizada ao final da tarde desta segunda-feira.
“Mais concretamente, paramos com as buscas para mobilizar meios especializados na procura de vestígios e pistas. Decorridas 48 horas, a criança deveria ter sido encontrada neste perímetro [inicial]”, disse. Mas sublinha: “Não cessamos as buscas, não perdemos a esperança”.
As operações chegaram a envolver dez equipas cinotécnicas, dois helicópteros, drones, elementos da polícia e dos bombeiros, assim como cerca de 200 voluntários.
Segundo as informações divulgadas pelas autoridades francesas, a criança tem "olhos castanhos, cabelo louro e 90 cm de altura". Quando desapareceu vestia uma t-shirt amarela e calções brancos com um padrão verde e botas de caminhada.
Vernet é uma aldeia com 125 habitantes na região de Alpes da Alta Provença. A localidade é descrita nos media como um local pacato. Desde esta terça-feira, está interdita a não residentes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: calmeida@expresso.impresa.pt