Núñez Feijóo vence em Espanha, mas Sánchez é gato de sete vidas
A noite das legislativas antecipadas não deixa adivinhar quem vai ser o próximo primeiro-ministro de Espanha. O PP (direita) venceu, mas não tem maioria nem a alcança com o Vox (extrema-direita). Os socialistas perderam, mas crescem em votos e deputados e sonham reeditar os pactos que os mantêm no poder há cinco anos
Vitória, mas de Pirro? Derrota, mas com hipótese de ressurgir? As legislativas espanholas trocaram as voltas às empresas de sondagens. Se é certo que o PP venceu, como se esperava, a dimensão do triunfo é reduzida e não há maioria de direita para Alberto Núñez Feijóo formar Governo com os radicais do Vox.
O socialista Pedro Sánchez vislumbra uma via estreita para se manter no poder, unindo o seu PSOE à frente esquerdista Somar e a partidos nacionalistas catalães e bascos e outras forças regionalistas.
Conversa no calor da noite eleitoral entre o editor da secção Internacional, Pedro Cordeiro, e o jornalista Hélder Gomes, que passou a última semana da campanha em Castela e Leão, região governada precisamente por uma coligação PP-Vox. A edição técnica é de João Luís Amorim.
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da secção internacional do Expresso, publicado todas as segundas-feiras e com episódios extra sempre que a atualidade mundial o justifica. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.