Pela primeira vez desde que fazem parte de candidaturas presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris vão estar frente a frente num debate, marcado para esta terça-feira na ABC News.
O encontro será o segundo debate de ideias desta corrida às presidenciais, com uma notável diferença de intervenientes. No primeiro, Joe Biden ainda era o candidato do Partido Democrata, mas uma ‘performance’ questionável, em que demonstrou problemas vocais e dificuldade em completar as suas ideias acabou por ser o catalisador de uma mudança dramática na eleição. O Presidente foi substituído um mês depois pela vice-presidente dos Estados Unidos na candidatura democrata.
O debate do dia 10 de setembro vai realizar-se apesar das muitas dúvidas colocadas pela campanha de Trump. O ex-Presidente e a sua equipa inicialmente sugeriram mais datas e mais debates, mas depois ameaçaram desistir por divergências em relação às regras e à televisão que vai fazer a transmissão. Na quarta-feira passada, ambas as candidaturas acordaram finalmente as regras do debate, que será (para já) a última oportunidade que os candidatos terão para contestar o programa e as ideias do adversário.
A algumas horas do debate entre Harris e Trump, recordamos as regras e os parâmetros de um confronto ideológico que pode ser crucial para convencer os muitos norte-americanos indecisos e, com isso, garantir a vitória nas presidenciais de novembro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hcarvalho@expresso.impresa.pt