Eleições americanas 2024

Sondagem mostra aumento da vantagem de Kamala Harris sobre Donald Trump: mulheres e hispânicos apoiam mais a democrata

Sondagem mostra aumento da vantagem de Kamala Harris sobre Donald Trump: mulheres e hispânicos apoiam mais a democrata
REUTERS/ Elizabeth Frantz

Kamala Harris conquista mais votos das eleitoras e dos hispânicos, enquanto Trump é popular entre os cidadãos brancos e homens. A sondagem mais recente mostra o aumento da vantagem em 4% da vice-Presidente sobre o ex-Presidente

Sondagem mostra aumento da vantagem de Kamala Harris sobre Donald Trump: mulheres e hispânicos apoiam mais a democrata

Eunice Parreira

Jornalista

A candidata democrata Kamala Harris lidera a mais recente sondagem realizada pela agência Reuters e pela consultora Ipsos, com Harris a registar 45% das intenções de voto, enquanto Donald Trump regista 41%.

A vantagem de 4% contrasta com o 1% na sondagem realizada em julho também da Reuters e da Ipsos. A razão para este aumento está no maior apoio à vice-Presidente entre as mulheres e os hispânicos. Nestes grupos, Harris lidera face a Trump por 49% a 36%.

O candidato democrata conquista os eleitores brancos e os homens, embora desde julho tenha perdido alguma da sua vantagem entre os eleitores sem educação universitária. Agora regista 7% da intenção de voto destes eleitores, enquanto em julho possuía 14%.

Também nas políticas, a popularidade entre os dois candidatos varia. A vice-Presidente dos Estados Unidos conquista mais votos quando se trata da política de aborto, enquanto Trump vence na sua abordagem económica.

Kamala Harris tem conquistado votos nas sondagens nacionais e nos estados críticos. Contudo, em Wisconsin, Pensilvânia, Geórgia, Arizona, Carolina do Norte, Michigan e Nevada, sete estados onde a eleição presidencial foi mais renhida em 2020, Trump conquistava mais eleitores (45%) em relação a Harris (43%).

Nesta sondagem, 52% afirmou votar por apoio a Kamala Harris em vez de ser um voto de oposição ao ex-Presidente dos Estados Unidos, enquanto, em março, 61% dos democratas diziam votar em Biden para travar Trump. Também a popularidade de Trump se mostra sólida com 64% dos republicanos a afirmar que o voto seria por apoio ao candidato e não por oposição a Kamala Harris.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: colaboradordi28@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate