Eleições americanas 2024

Veterano juiz republicano apoia Kamala: Trump “lançou guerra contra a democracia americana”

Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris
Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris
Evelyn Hockstein / Reuters

J. Michael Luttig, ex-magistrado conservador que persuadiu Mike Pence a desafiar Trump quando este procurou anular a vitória democrata em 2020, acredita que votar na vice-presidente “é fazer a coisa certa", disse à CNN



Maria Monteiro

Jornalista

J. Michael Luttig, juiz jubilado que teve um lugar de destaque em duas administrações republicanas, de George H. W. Bush e George W. Bush, e influente figura conservadora, vai votar pela primeira vez nos democratas nas eleições presidenciais de novembro, segundo anunciou um comunicado a que a CNN teve acesso.

O antigo magistrado tornou-se conhecido por convencer o então vice-presidente de Donald Trump, Mike Pence, a ratificar os resultados das eleições de 2020, que deram a vitória a Joe Biden, rejeitando o plano do ex-presidente para anular o triunfo democrata.

Desde então, tem-se posicionado como um fervoroso crítico de Trump, e acredita que apenas a candidatura de Kamala Harris e do Partido Democrata podem “reivindicar o papel de defesa e proteção da democracia americana, da Constituição e do Estado de Direito”.

Luttig, que considera que tanto Trump como o Partido Republicano que gravita em torno dele lançaram uma “guerra contra a democracia na América”, reconhece que as opiniões da atual vice-presidente sobre políticas públicas são “muito diferentes” das suas.

Contudo, o republicano sublinha que, nesta eleição em particular, todas as questões que não digam respeito à “a democracia americana, a Constituição e o Estado de Direito” são secundárias.

J. Michael Luttig argumenta, por outro lado, que as “alegações contínuas e deliberadamente falsas do ex-presidente de que ganhou as eleições de 2020” levaram “milhões de americanos” a perder a “fé e confiança” no ato eleitoral. Muitos jovens, acrescenta, “começaram mesmo a questionar se a democracia constitucional é a melhor forma” de governar.

Para o ex-juiz, as diferenças partidárias devem ser postas de lado para evitar que “o singularmente inapto” Trump volte a sentar-se na Sala Oval. “Apoiar a candidatura da vice-presidente é a coisa certa a fazer.”

Segundo a CNN, Lutting junta-se a várias personalidades republicanas que também já manifestaram apoio a Kamala Harris, como os ex-membros do Congresso Joe Walsh, Barbara Comstock e Adam Kinzinger.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmonteiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate