Eleições americanas 2024

Kamala Harris confirmada como candidata democrata na corrida à Casa Branca

Kamala Harris tem no seu rasgado sorriso uma imagem de marca, mesmo em contextos formais
Kamala Harris tem no seu rasgado sorriso uma imagem de marca, mesmo em contextos formais
BRENDAN SMIALOWSKI / AFP / GETTY IMAGES

Em apenas um dia de votação, a vice-Presidente dos Estados Unidos garantiu o número suficiente de delegados democratas para a nomeação oficial na corrida à Casa Branca

Kamala Harris confirmada como candidata democrata na corrida à Casa Branca

Eunice Parreira

Jornalista

A vice-Presidente norte-americana assegurou a maioria dos delegados para a Convenção Nacional Democrata de 2024, o que lhe garante a nomeação oficial como candidata democrata à presidência, anunciaram os funcionários do Partido Democrata esta sexta-feira, avança o jornal ‘The Washington Post’. Este foi um processo sem precedentes, após a desistência de Joe Biden há menos de duas semanas.

O anúncio foi feito pelo presidente do Comité Nacional Democrata, Jaime Harrison. Os mais de 4.000 delegados da convenção tinham até segunda-feira para apresentar os seus boletins de voto, contudo a vice-Presidente ultrapassou o limiar necessário em apenas um dia após o início da votação. "É simplesmente extraordinário", disse Harrison. A sua candidatura já era dada como certa, considerando que não tinha sido apontado outro candidato democrata.

Kamala Harris disse estar “honrada” com a nomeação. “Esta campanha é sobre pessoas que se unem, movidas pelo amor ao país, para lutar pelo melhor que somos”, afirmou numa publicação nas redes sociais.

As votações estão abertas até segunda, mas os democratas garantem que 3.923 delegados irão votar na vice-Presidente, o que corresponde a 90% dos participantes, avança a BBC. Também se espera que até ao fecho das urnas virtuais, Kamala Harris indique o seu futuro vice-Presidente.

A decisão de realizar o processo de nomeação online em vez de esperar pela Convenção Democrata, entre 19 e 22 de agosto, deveu-se aos prazos legais no estado de Ohio. Neste estado, os candidatos às eleições presidenciais precisam de ser oficialmente nomeados 90 dias antes das eleições, ou seja, até dia 7 de agosto.

A vice-presidente dos Estados Unidos é apenas a segunda pessoa de cor em quase 250 anos de história do país a encabeçar uma candidatura presidencial, após Barack Obama em 2008. Kamala Harris é também a segunda mulher a ser nomeada por um grande partido, depois de Hillary Clinton em 2016.

Com menos de 100 dias até às eleições dos EUA, a 5 de novembro, Harris admite que “não vai ser fácil”, mas mostra-se confiante que a sua vitória acontecerá. “Como vossa futura presidente, sei que estamos à altura do desafio desta batalha”, afirmou, numa intervenção telefónica transmitida durante um evento de campanha.



Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: colaboradordi28@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate