EUA

Secretário da Defesa dos EUA convoca reunião invulgar com centenas de generais

Pete Hegseth, secretário de Defesa dos Estados Unidos
Pete Hegseth, secretário de Defesa dos Estados Unidos
Alex Wong/Getty Images

O polémico Pete Hegseth convocou para a próxima semana uma reunião inédita com centenas de altas patentes militares destacadas em todo o mundo

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, convocou para a próxima semana uma reunião inédita com centenas de generais e almirantes destacados em todo o mundo, noticiou esta quinta-feira o jornal “The Washington Post”.

A diretiva, emitida no início desta semana, apanhou de surpresa a hierarquia militar norte-americana e gerou preocupação entre oficiais de alta patente.

"As pessoas estão muito preocupadas. Não fazem ideia do que isto significa", disse uma das fontes citadas pelo diário.

Em comunicado, o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, confirmou apenas que Hegseth irá reunir-se com a liderança militar na próxima terça-feira, mas sem adiantar detalhes sobre a agenda.

O encontro terá lugar na base do Corpo de Fuzileiros Navais em Quantico, Virgínia, a cerca de 60 quilómetros de Washington.

A convocatória aplica-se a todos os oficiais superiores com patente de general de brigada ou equivalente na Marinha, bem como aos respetivos conselheiros.

De acordo com o “The Washington Post”, a reunião inclui comandantes destacados em zonas de conflito e áreas de interesse estratégico como o Médio Oriente, a Ásia-Pacífico e a Europa, mas não abrange oficiais de Estado-Maior.

Atualmente, os EUA contam com cerca de 800 generais e almirantes em funções, dentro do país e em dezenas de outros países.

A reunião ocorre dias antes de 1 de outubro, data em que o Governo federal poderá enfrentar uma paralisação parcial caso democratas e republicanos não cheguem a acordo sobre o orçamento provisório e coincide também com a escalada de tensões entre Washington e Caracas, depois de os EUA terem acusado a Venezuela de liderar operações de tráfico de droga.

A convocatória de Hegseth surge ainda no contexto das recentes mudanças no Pentágono, que passou a designar-se Departamento de Guerra, após decisão do Governo do Presidente Donald Trump, que não foi no entanto submetida ao Congresso.

O secretário anunciou também planos para reduzir em 20% o número de oficiais de alta patente e para proceder a exonerações sem justa causa.

Na semana passada, o Pentágono comunicou uma nova regra para os jornalistas: apenas terão acesso às instalações se aceitarem previamente não publicar determinadas informações, medida considerada sem precedentes e que dá ao departamento um controlo alargado sobre os conteúdos divulgados.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate