EUA

Trump anuncia demissão de governadora da Reserva Federal e agrava políticas de controlo do banco central do país

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Chip Somodevilla

Lisa Cook, governadora da Reserva Federal dos Estados Unidos, entende que o chefe de Estado não possui autoridade para demiti-la e afirma que não se demitirá. Para a Casa Branca, contudo, a Constituição permite esta decisão de Trump

Donald Trump anunciou que vai demitir Lisa Cook, governadora da Reserva Federal dos Estados Unidos (equivalente ao banco central do país), “imediatamente”. O Presidente do país afirmou que a decisão ocorreu devido a uma alegada fraude relacionada a hipotecas imobiliárias.

Cook entende que o chefe de Estado não possui autoridade para demiti-la e afirma que não se demitirá. Para a Casa Branca, contudo, a Constituição permite esta decisão de Trump.

Após o anúncio, os mercados bolsistas abriram hoje em queda na Europa e na Ásia. O comunicado emitido pelo Presidente ocorreu após o fecho da sessão de segunda-feira em Wall Street, Nova Iorque, onde os índices de referência reverteram parte dos ganhos da semana passada, devido à esperança de cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal norte-americana.

Segundo a agência de notícias Associated Press, tratou-se de uma medida sem precedentes que marcou o agravamento das posições do Presidente dos Estados Unidos no sentido de exercer um maior controlo da Reserva Federal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate