EUA

Senado dos EUA confirma Pam Bondi como Procuradora-Geral da Administração Trump

Senado dos EUA confirma Pam Bondi como Procuradora-Geral da Administração Trump
Michael M. Santiago

O Senado norte-americano confirmou a nomeação da republicana Pam Bondi como Procuradora-Geral na nova Administração, liderada por Donald Trump

O Senado norte-americano confirmou a nomeação da republicana Pam Bondi como Procuradora-Geral na nova Administração, liderada por Donald Trump. A câmara alta aprovou a nomeação com 54 votos a favor e 46 contra.

A antiga procuradora-geral da Florida, de 59 anos, foi escolhida pelo magnata nova-iorquino a 21 de novembro, em substituição de Matt Gaetz, depois de este ter renunciado em virtude de escândalos sexuais. Quando Bondi foi escolhida, Trump lembrou que a republicana fez história como a primeira procuradora-geral da Florida, cargo que ocupou entre 2011 e 2019.

A advogada republicana fez parte da equipa de transição para o primeiro mandato de Trump (2017-2021) e defendeu-o durante o primeiro julgamento de destituição em 2020.

Na audição de nomeação no Senado, a 15 de janeiro, Bondi sublinhou repetidamente o compromisso de defender a Constituição e garantir que o Departamento de Justiça funciona de forma independente, livre de influências políticas, incluindo do poder executivo.

A agora Procuradora-Geral, que substitui o democrata Merrick Garland, comprometeu-se a aplicar as leis para garantir a segurança da fronteira com o México, abordando problemas como o tráfico de fentanil, a violência de gangues e as atividades criminosas relacionadas com as políticas fronteiriças.

Bondi garantiu que vai acabar com a politização do Departamento de Justiça, restaurar a confiança pública e livrar-se de indivíduos que agem de forma inadequada dentro do gabinete que vai dirigir.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate