EUA

Trump proibe a Reserva Federal de desenvolver uma moeda digital

O novo Presidente norte-americano assina ordens executivas na Sala Oval da Casa Branca, no primeiro dia de mandato, 20 de janeiro de 2025
O novo Presidente norte-americano assina ordens executivas na Sala Oval da Casa Branca, no primeiro dia de mandato, 20 de janeiro de 2025
Anna Moneymaker

Dias depois de lançar a sua bicoin, Donald Trump proibiu, por meio de uma ordem executiva, a Reserva Federal de desenvolver uma moeda digital

O presidente norte-americano, Donald Trump, proibiu quinta-feira, por intermédio de uma ordem executiva, a Reserva Federal (Fed) de desenvolver uma moeda digital. Esta proibição foi emitida apesar de a Fed nunca ter avançado no assunto, apesar de uma reflexão sobre o assunto.

A ordem interdita "a criação, a emissão ou a promoção de uma moeda digital proveniente do um banco central" e impõe "a terminação" de todos os trabalhos em curso visando tal eventual lançamento.

A possibilidade de desenvolvimento de um dólar digital é um tema que motivou várias reflexões no seio da Fed, sem que, contudo, tenha conduzido a qualquer decisão.

O governo anterior, de Joe Biden, era mais favorável à ideia, considerando que apresentava vantagens e oportunidades, mas reconhecendo também os riscos associados.

Os dirigentes da Fed, pela sua partem nunca esconderam o seu ceticismo com a ideia.

Em março, o presidente da Fed, Jerome Powell, insistiu em que a instituição estava "muito longe" da emissão de um dólar digital.

A ordem presidencial visa, por outro lado, garantir a promoção as moedas digitais nos EUA, tanto na criação, como no uso.

Prevê ainda a criação de um grupo de trabalho para refletir sobre o assunto e que deve apresentar propostas ao Congresso para reforçar esta indústria.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate