Alemanha

Eleições alemãs foram “manipuladas com sucesso” pela Rússia, diz deputado alemão

Konstantin von Notz
Konstantin von Notz
Getty Images

Konstantin von Notz, dos Verdes, não pede a anulação de resultados, mas o reconhecimento de que as eleições alemãs “já estão a ser manipuladas - e com sucesso”

Eleições alemãs foram “manipuladas com sucesso” pela Rússia, diz deputado alemão

Cristina Pombo

Coordenadora da Secção Internacional

O "Financial Times" escreve esta sexta-feira sobre a possível manipulação da Rússia nas últimas eleições alemãs. 

O jornal cita Konstantin von Notz, membro do partido Os Verdes, que preside ao comité que supervisiona os serviços de informação alemães, e deixou um alerta ao Governo alemão para que este reconheça o impacto da ingerência russa no resultado eleitoral, que ficou marcado por um recorde de votos no partido de extrema-direita, AfD.

Recorde-se que o partido liderado por Alice Weidel obteve o resultado histórico de 20,8% dos votos, mais 10,4 pontos percentuais do que há quatro anos, o que representou o maior crescimento neste ato eleitoral.

No entanto, von Notz assume ser impossível saber exatamente quantos votos foram alterados pelas campanhas de manipulação antes da votação do passado fim de semana.

Ao "Financial Times", von Notz realçou ainda que não pede a anulação de resultados, mas o reconhecimento de que as eleições alemãs “já estão a ser manipuladas - e com sucesso”. “Penso que o que se pode dizer com certeza é que houve uma influência relevante e ilegítima no processo de tomada de decisão”, concluiu.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cpombo@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate