Exclusivo

África

“Queremos uma Macaronésia do conhecimento”, diz o primeiro-ministro de Cabo Verde

Ulisses Correia da Silva PM de Cabo Verde
Ulisses Correia da Silva PM de Cabo Verde
Antonio Pedro Ferreira

Gosta de falar de números, da digitalização aplicada ao desenvolvimento e de projetos que contribuam para reduzir a dependência de Cabo Verde em termos alimentares, hídricos e energéticos. Chama-se Ulisses Correia e Silva, tem 61 anos, é gestor de formação e primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016. Se quer saber o que é a Macaronésia do conhecimento, este texto conta-lhe (quase) tudo

“Estamos a trabalhar para implementarmos o conceito de Macaronésia do conhecimento”, diz Ulisses Correia e Silva – de passagem por Lisboa – em entrevista ao Expresso.

Depois de ler esta afirmação do chefe de Governo de Cabo Verde, o leitor mais distraído pensa ‘onde é que já ouvi alguém falar em Macaronésia?’. Pois bem, a Macaronésia tem mesmo o significado que está a recordar: é o nome dado à região biogeográfica que reúne vários arquipélagos situados no Atlântico Norte, e que ficam perto dos continentes europeu ou africano.

Falamos pois dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, e o primeiro-ministro do único país independente deste conjunto de quatro arquipélagos explica tudo sobre a “Macaronésia do conhecimento”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate