Internacional

Pilares de um poste de alta tensão em Cannes foram “serrados”, num “ato malicioso”

Um restaurante sem luz durante um corte de energia no 78.º Festival de Cinema de Cannes, a 24 de maio de 2025, em Cannes, França
Um restaurante sem luz durante um corte de energia no 78.º Festival de Cinema de Cannes, a 24 de maio de 2025, em Cannes, França
Lorenzo Franzoni

Apagão na cidade de Cannes foi provocado por um "ato malicioso", anunciaram as autoridades francesas. A falha de energia afetou 160.000 casas, mas não o palácio onde decorre o festival de cinema

Três dos quatro pilares de um poste de alta tensão que abastece a cidade de Cannes "foram serrados" num "ato malicioso", disse à agência noticiosa francesa (AFP) o procurador de Grasse, no sudeste de França.

Após esta sabotagem em Villeneuve-Loubet, a empresa francesa de eletricidade (RTE) cortou a energia para permitir uma intervenção, provocando indiretamente a falta de eletricidade na cidade de Cannes, onde o festival de cinema deverá terminar hoje com a entrega da Palma de Ouro.

A falha de energia afetou 160.000 casas, mas não o palácio onde decorre o festival, que mudou para um sistema de fornecimento de energia independente, através de geradores.

O prefeito da região dos Alpes Marítimos anunciou já o "restabelecimento gradual do fornecimento de energia elétrica" neste departamento.

"A restauração da distribuição de eletricidade está em curso em todos os municípios", incluindo Cannes, onde a AFP verificou a retoma dos semáforos em redor do Palácio dos Festivais.

Segundo a RTE, 60 mil habitações já tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido até às 15h30 locais (13h30 de Lisboa).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate